Bitcoin tem valorização muito maior que o ouro

Desde que o mundo é mundo, o ouro é valioso. E talvez isso nunca mude. Mas não é porque o metal é um ativo respeitado e de alto valor há séculos que não existam outros investimentos tão bons ou até melhores do que ele. E não estou falando da poupança ou Tesouro Direto.

Já há alguns anos, as criptomoedas são a classe de ativos que mais se valoriza em todo o mundo. Desde seu lançamento, em 2009, o Bitcoin, entre algumas oscilações, sempre esteve acima do valor inicial, chegando a valer US$ 20 mil a unidade, no final de 2017.

Um dos grandes trunfos da moeda digital é sua escassez. Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, determinou que apenas 21 milhões de unidades seriam emitidas. Outro ponto é sua aceitação em qualquer lugar no mundo. Por último, a descentralização, deixando o ativo fora do controle de uma empresa ou pessoa, mas, sim, da comunidade que a utiliza.

O ouro também apresenta algumas semelhanças, como a aceitação mundial e escassez no planeta. Isso fez até com que alguns especialistas do mundo cripto classificassem o Bitcoin como o ouro da era digital. Mas em questão de valores, como podemos observar isso? O pessoal da BeinCrypto fez uma comparação bem interessante dos valores do Bitcoin e uma onça – unidade de medida – de ouro.

Em 2011, 584 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2012, 159 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2013, 6 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2014, 3,5 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2015, 2,5 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2016, 1,6 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2017, 0,18 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2018, 0,16 BTC = 1 oz. de ouro;

Em 2019, 0,15 BTC = 1 oz. de ouro.

Nota-se que a curva que o Bitcoin apresenta é assustadoramente mais interessante que a do metal. Essa comparação poderia ser ainda mais avassaladora. Segundo o portal, se 10% da capitalização do mercado de ouro fosse para a criptomoeda, o valor do Bitcoin estaria, hoje, na casa dos US$ 33 mil.

E há um motivo bastante simples que pode explicar isso. A liquidez. O ouro não é um ativo fácil de ser liquidado. Ele é pesado, não há tantas empresas trabalhando para promover um ambiente desse tipo. Ao contrário das criptomoedas, em que você não precisa carregar blocos de metal por aí, e há milhares de empresas, como a Cryptal, facilitando seu acesso a essa classe de ativos.

Ainda há muito espaço para o mundo das criptomoedas crescer. Mesmo assim, já é um segmento bastante consolidado em todo o mundo. Na Cryptal, você tem acesso às moedas digitais por meio de planos de adesão bastante seguros e com ótimos retornos. Conheça os pacotes da Cryptal e opte por esse novo momento do mercado financeiro!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

arrow_upward
en_USEnglish